Acontece

6 dicas para estudar as aulas remotas

 

 

Estudar em casa tem sido uma opção para muitas crianças e adolescentes que estão de quarentena em prevenção ao novo coronavírus. Diversas famílias precisaram se adaptar às  aulas remotas como novo padrão. No entanto, a modalidade on-line pode ser um grande desafio para os estudantes, que precisam manter a produtividade, e para as famílias, que precisam se organizar com a nova realidade no cotidiano do trabalho e do estudo dos filhos.

Além de hábitos comportamentais que ajudam a manter o bom desempenho, como a criação de uma rotina, é possível recorrer a diversos recursos para deixar os estudos mais eficientes. A seguir, confira seis dicas para melhorar o estudo on-line em casa.

Escolha um local adequado para o estudo

Separar um local adequado para a criança estudar é muito importante, e o ideal é que ele seja silencioso, arejado e bem iluminado. Tente reproduzir o ambiente da escola em algum cantinho da casa, com livros, mesa, cadeira, lápis e caderno. Coloque à disposição da criança apenas o que ela for utilizar para a aula. Retire objetos que podem distraí-la, como televisão, celular ou brinquedos.

Mantenha a rotina de estudo

Para ajudar na organização do tempo, é importante manter a rotina de estudo. Organize as tarefas, em um quadro ou em um planner, pelos dias da semana e horários de cada disciplina. Essa ação deve contemplar todas as atividades da criança, inclusive as atividades de cuidados com a saúde e os horários das refeições. 

Respeite o tempo do estudante  

Lembre-se que para as crianças e os jovens, este momento também é desafiador e desperta sentimentos de insegurança tanto quanto desperta para nós, adultos. Evite cobrar demais do seu filho e aproveite esse momento para reconectar laços. As crianças costumam se adaptar bem às novidades, só precisam se sentir seguras.

Estabeleça prioridades

A criança ou o adolescente precisa saber e entender que o aprendizado precisa continuar. 

Estabeleça um horário parecido com o que se pratica na escola, a fim de aproximar de uma rotina normal. A criança deve ter seus horários de estudo organizados e cumprir uma rotina básica para acompanhar os conteúdos e tarefas.

Interaja com o seu filho

Durante o estudo, pergunte, interage e faça perguntas sobre as aulas, isso pode ajudar o seu filho na revisão do que foi estudado.

Quando surgirem dúvidas, sugira que ele anote em um caderno para que possa tirá-las com professor posteriormente.

Não querer resolver tudo para os filhos. Os pais são apenas um suporte, isto é, pessoas com quem o filho pode contar.

Faça pausas para refeições e atividades físicas

Fazer exercícios é importante para fortalecer o sistema imunológico. Organize horários para as atividades físicas. Além disso, é fundamental manter uma dieta equilibrada com frutas, verduras e legumes e ingestão de líquidos, que irão fornecer os nutrientes necessário ao organismo.