Acontece

Autoconfiança da criança

Desenvolver a confiança e a autoestima na criança desde cedo é essencial para que ela se torne um adulto ciente de suas capacidades. A autoconfiança é um fator importante para a qualidade e sucesso, pois ela aumenta a capacidade de socialização, adaptação e reação positiva frente às diversas situações que enfrentamos na vida.

Com pequenas atitudes, podemos incentivar e ajudar a criança a desenvolver uma imagem positiva de si mesmo, enxergando dentro dela a capacidade para realizar atividades e a enfrentar diversos desafios.

A autoconfiança está diretamente relacionada à capacidade de superar medos, à capacidade de experimentar o novo e à segurança relacionada à nossas próprias potencialidades, o que pode ser um grande desafio, tanto para o adulto, quanto para a criança insegura.

Quando pensamos nesse assunto, vale lembrar que existem características individuais bastante importantes no comportamento autoconfiante, no entanto, ele também é resultante das relações que estabelecemos durante a infância, especialmente com os pais. Normalmente, o senso de confiança da criança é moldado e nutrido (ou não) por aqueles que cuidam dela.

Um dos estímulos para a criança é quando ela recebe elogios por suas conquistas, desde que o elogio venha de acordo com seus esforços, pois assim, ela aprende que suas ações podem trazer benefícios ao ambiente e às pessoas à sua volta.

Sentir que os pais confiam nela também pode servir de estímulo para a autonomia e independência da criança. Outro fator importantíssimo é o sentimento de amor que ela recebe. Quem se sente amado e valorizado, certamente acredita mais em si mesmo e no seu potencial.