Acontece

Como lidar com as emoções das crianças e adolescentes durante a pandemia?

Como cuidar da saúde emocional das crianças e adolescentes que estão em isolamento social há cem dias? Essa nova realidade impactou diretamente muitas famílias nos últimos meses. As rotinas mudaram, mas é importante que elas continuem nesse período. Manter a organização e planejar as atividades diárias são fundamentais, pois os incentiva a cuidarem de suas tarefas diárias com responsabilidade. Não é necessário ser extremamente rígido, mas estabelecer a rotina também ajuda a manter o ambiente seguro e tranquilo.


A dinâmica familiar vai influenciar diretamente o emocional de todos. Não é uma tarefa fácil, e a saúde emocional merece atenção especial nesse momento, pois todos sentem-se sobrecarregados. Por isso, a rotina pode ser uma aliada para ajudar a controlar o ritmo e distribuir as atribuições e tarefas diárias.


Além disso, estimular atividades também estimula a autoestima. A autoconfiança está diretamente relacionada à capacidade de superar medos, à capacidade de experimentar o novo e à segurança relacionada à nossas próprias potencialidades, o que pode ser um grande desafio, tanto para a criança quanto para o jovem.


Um dos estímulos para a criança e adolescentes é quando eles recebem elogios por suas conquistas, desde que o elogio venha de acordo com seus esforços, pois assim, eles aprendem que suas ações podem trazer benefícios ao ambiente e às pessoas à sua volta.


O diálogo entre as famílias é essencial nesse momento. Então, converse com o seu filho e explique sobre o que está acontecendo, pergunte sobre os seus sentimentos e opiniões, para que ele se sinta protegido. Essa aproximação também ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.


Sentir que os pais confiam neles também pode servir de estímulo para a autonomia e independência das criança e adolescentes. Outro fator importantíssimo é o sentimento de amor que eles recebe. Quem se sente amado e valorizado, certamente acredita mais em si mesmo e no seu potencial.


Todos esses sentimentos, juntos, vão ajudá-los a superar esse momento que nos exige paciência, tranquilidade e superação.