Acontece

DB na Mídia – Revista Direcional Escolas

A arte de brincar possui um papel fundamental no desenvolvimento de toda criança. Atividades lúdicas, jogos pedagógicos e brincadeiras auxiliam no aprendizado de novas habilidades, além de contribuir diretamente para o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo e social.

Confira a reportagem sobre a brinquedoteca do Colégio Dom Bosco em entrevista concedida pela Diretora Pedagógica, Adriana Matrone, à revista Direcional Escolas, clicando aqui.  Ou confira no site da publicação.

A brinquedoteca é um espaço rico onde a criança pode desenvolver o lúdico interagindo com outras crianças ou brinquedos, ampliando, assim, suas habilidades. É um espaço “criado” para brincar e nele a criança consegue expressar sua realidade interior, nesse espaço, o brincar e o interagir são favorecidos, e com isso, as crianças consolidam sua aprendizagem.

Na brinquedoteca, o Professor pode explorar diversas atividades, entre elas, jogos em pares, brincadeiras de faz de conta, contação de histórias, dramatizações, musicalização, brincadeiras de cirandas, jogos e brincadeiras tradicionais.

Toda criança pode frequentar uma brinquedoteca, em nosso Colégio, proporcionamos essa experiência às crianças a partir do Berçário. O fundamental é apostar em atividades que atendam aos interesses de cada faixa etária. Para crianças de 0 a 2 anos, os brinquedos devem ser voltados para a estimulação sensorial, já para as maiores, é importante apostar em jogos e alternativas um pouco mais complexas, como: montagem de pipas, jogos de tabuleiros, proporcionando desafios e despertando o interesse dos estudantes. Com o distanciamento social e o fechamento do Colégio, criamos um site e nele compartilhamos diversas dicas de brinquedos e brincadeiras para que os pais possam criar em casa, um espaço de brincadeiras… E por que não, uma brinquedoteca?

https://sites.google.com/grupodombosco.com.br/bercario-educacao-infantil/in%C3%ADcio

Para construir uma brinquedoteca, é importante ter um planejamento e conhecer os interesses dos estudantes que frequentarão esse espaço.
O espaço precisa ser organizado e deve ter como objetivo despertar o interesse e a criatividade dos alunos. Usar cores que chamem a atenção, desenhos, deixar os brinquedos à disposição e alcance de todos são aspectos que merecem muita atenção. É importante que a brinquedoteca seja um espaço seguro, criativo e cheio de possibilidades e para isso não é necessário grandes investimentos. Envolver os alunos em oficinas para construírem os brinquedos com sucatas pode ser um projeto muito interessante.