FAQ

Perguntas Frequentes

Confira abaixo as principais dúvidas e respostas de quem busca uma educação de excelência:

O horário das 7h às 19h é o padrão de todas as unidades, porém, em algumas unidades, em dias específicos, estendemos o horário por conta dos Cursos Extras. Já o Berçário recebe os bebês às 6h50.

A tolerância é de 15 minutos para a entrada e saída dos alunos. No caso de atraso na hora da entrada, após o período de tolerância, o aluno entrará somente na 2ª aula. O Colégio abre 10 minutos antes do horário da entrada para receber os alunos. Com exceção da Sede Iesi que abre 5 minutos antes do horário de entrada.

Não é necessário agendar. Nosso horário de atendimento é das 8h às 18h de 2a. a 6a. feira, porém, se desejar agendar uma visita, basta entrar em contato com uma de nossas sedes.

Sim, a secretaria informa valores por telefone, WhatsApp e por e-mail.

Sim, temos o estacionamento gratuito e área de embarque e desembarque na Sede Horto (que atende o Berçário Prime e a Educação Infantil). Nas sedes que atendem o Fundamental e Ensino Médio possuímos sistema de drive com assistência da equipe de Inspetores de alunos e seguranças. Já na Sede Iesi temos uma área reservada para embarque e desembarque dos alunos.

Apesar de nosso patrono ser Dom Bosco, não somos um escola confessional. Respeitamos a todos os credos de forma a incentivar uma convivência respeitosa.

Não. O colégio tem uma proposta educacional laica e trabalha com valores e cidadania por meio de aulas de orientação educacional e projetos sociais.

Não trabalhamos com esse projeto.

Sim, todas as turmas são mistas.

Não, não trabalhamos, acreditamos que essa questão fica a cargo da família. Compete ao Colégio, trabalhar as questões acadêmicas de forma neutra, respeitando todas as individualidades, sem demonstrar preconceitos.

O Colégio Dom Bosco está sempre entre os 5 primeiros colocados na média geral do Enem, entre as escolas da região. Em 2019 ficou em 1º lugar em Redação na região e em 19º na cidade de São Paulo. Já nas médias gerais, ficou em 5º lugar na região e 45º lugar no município de São Paulo.

É uma sala que permite aos alunos criar, experimentar e compartilhar soluções. O espaço conta com ferramentas digitais e tecnológicas, ou mesmo recursos mais tradicionais, como os de marcenaria. Com base na Cultura Maker, a Sala Maker é um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, permitindo o desenvolvimento de competências, como criatividade, autonomia e empatia.

Trabalhamos com a Plataforma de Ensino Ari de Sá desde a Educação Infantil (a partir do Infantil 2). Focado em grandes resultados, o SAS procura ampliar as possibilidades de aprendizagem oferecendo, por meio dos seus recursos e serviços, uma educação de excelência.

Para os alunos do Berçário e Educação Infantil a adaptação é gradual e com horários flexíveis, de acordo com a orientação da Coordenação. No caso dos alunos maiores, se houver necessidade, a Coordenação realiza o acompanhamento para cada caso. Temos como objetivo acolher os novos alunos e familiares passando-lhes segurança nessa fase tão importante.

Berçário: As crianças possuem armários individuais e identificados para deixarem fraldas, sabonete, shampoo, leite em pó, enxoval para o berço.
Infantil 1 ao 1º Ano: os livros e materiais ficam no Colégio e os alunos só levam para casa o material para a lição de casa do dia.
2º ano a 3ª série do Ensino Médio: No início de cada ano, os alunos podem alugar armários que ficam nos pátios, próximos à sala de aula para deixarem seus materiais escolares, inclusive de alguns Cursos Extras.

Sim, a escola emenda feriado para todos os alunos do período regular. Já para alunos do Integral, as Sedes Horto e DH não emendam feriados, somente não funcionam na segunda de Carnaval e no feriado de Corpus Christi. Na quarta-feira de Cinzas, atende a partir das 12h. Alunos das Sedes Iesi e Santa Inês, que precisarem do Colégio nas emendas, poderão utilizar as duas sedes citadas.

Uma vez ao mês, proporcionamos atividades lúdicas e de orientação alimentar para os alunos da Educação Infantil. Para todas as famílias, são disponibilizados horários de atendimento individual para orientação nutricional.

No Berçário, temos a sopa com cereais e leguminosa ou sem cereais e leguminosa para os bebês que não comem comida sólida. Para os alunos do Berçário que já comem a comida sólida, Educação Infantil e 1º ano, o cardápio é composto por duas saladas, arroz branco, arroz integral, uma leguminosa (variando entre feijão-carioca, feijão-preto e lentilha), uma proteína, uma guarnição (normalmente verdura ou legume) e uma fruta de sobremesa.
Para os alunos a partir do 2º ano, temos duas proteínas no almoço e uma no jantar. Já na Sede Iesi, por contarmos com menos alunos nos momentos das refeições, o cardápio é composto por uma salada, uma proteína e uma guarnição e não oferecemos arroz integral.

Os pais poderão contratar duas ou apenas 1 das refeições principais (almoço e/ou jantar). As Auxiliares e/ou Inspetores acompanham os alunos nesse momento. Educação Infantil e 1º ano, os pais recebem, diariamente, uma planilha sobre a alimentação dos alunos. Já para os alunos do 2º ao 5º anos, o feedback é semanal. Nosso cardápio é montado pela Nutricionista e os pais têm acesso a ele por meio da Agenda Digital. Toda e qualquer restrição alimentar, precisa ser comunicada para que possamos fazer as devidas orientações / adaptações. Caso o aluno participe do momento do lanche no Integral, ele deverá trazer o lanche de casa ou adquirir na cantina (com exceção da Sede Iesi). A Sede Horto conta com a venda de Kit lanche.

Sim, pelo site do Colégio: www.grupodombosco.com.br e pela Agenda Digital os familiares acompanham informações importantes sobre a rotina escolar dos alunos.

O Programa Bilíngue do Colégio Dom Bosco busca formar alunos autônomos no idioma Inglês por meio da inserção da cultura de outros países e exposição à língua.
Na Sede Iesi – Infantil / turmas de 1st (1º ano) – Carga horária: 1 hora diária.
Na Sede Horto – Infantil / turmas de 1st (1º ano) – Carga Horária: 2 horas diárias (turmas de Infantis 4, 5 e 1st) e 1 hora diária (Infantil 1,2 e 3).
Na Sede Direitos Humanos – turmas de 2nd (2° ano), 3rd (3° ano), 4th (4º ano), 5th (5° ano) e na Sede Santa Inês – turmas de 6th (6° ano), 7th (7º ano) e 8th (8º ano) têm aulas com duração de 2 horas diárias.

No Programa Bilíngue há uma imersão completa e envolvente, levando o aluno a usar a língua estrangeira como ferramenta de comunicação e aquisição de outros conteúdos além da Língua Inglesa. No Programa Bilíngue, também é trabalhado as disciplinas de Matemática, Ciências, Arte e História por meio da Língua Inglesa.

O sistema de ensino adotado no Programa Bilíngue não necessita de conhecimento prévio. Por ser um programa de imersão, todos os alunos serão expostos ao conteúdo acadêmico de maneira similar. Porém, o Colégio Dom Bosco oferece as aulas de “Aceleração” no primeiro semestre do ano, auxiliando o aluno nesta primeira etapa, ensinando estruturas básicas para comunicação em sala de aula.

É um programa de duração de 3 anos que proporciona a dupla certificação do Ensino Médio para os alunos , complementando o currículo americano por meio de plataformas, assistidas por profissionais qualificados.

Dupla certificação (diploma brasileiro e americano);
Desenvolvimento de habilidades e competências diferenciadas;
Proficiência acadêmica na Língua Inglesa;
Possibilidade de bolsas de estudo;
Permissão para concorrer a vagas em universidades americanas;
Imersão na cultura americana;
Continuidade dos estudos no Brasil;
Pode ser cursado durante o Ensino Médio;
Obter a certificação High School sem necessidade de se afastar da família ou do Colégio;
Investimento acessível;
Horário flexível;
Currículo diferenciado para toda a vida.

Trabalhamos com desconto de antecipação no 1º dia útil (exceto na Sede Iesi, pelo fato da mensalidade já ser menor) e com empresas conveniadas: Banco Itaú, Tribunal de Justiça e Coopertel da Vivo.
A partir do 6º ano do Fundamental e no Ensino Médio, há a possibilidade dos alunos concorrerem a bolsas de estudo por rendimento pedagógico.
O Colégio reverte desconto em benefícios aos alunos, como cursos gratuitos, tecnologias de última geração e unidades projetadas para cada segmento.

Do Berçário ao 1º Ano
Cursos Pagos – Natação e Futsal SPFC (a partir do Infantil 4)
Gratuitos 1º ano – Dança e Judô

Do 2º ao 5º Ano
Cursos Pagos – Street Dance / Natação PH5 / Futsal do São Paulo / Pintura em Tela / Judô
Gratuitos – GR (2º ao 5º), Teatro (2º ao 5º), Violão (3º ao 5º), Treinamento (2º ao 5º), Coral e Percussão (2º e 3º), Prática de Banda (4º e 5º)

Do 6º ao 9º Ano e Ensino Médio
Cursos Pagos – Natação Ph5 / Pintura em Tela /Street Dance
Gratuitos – GR (6º ao 9º), Violão (6ºao 9º), Vôlei (6ºao 3º médio), Funcional (Ens Médio), Handball (6º ao 3º médio), Prática de Banda (6ºao 9º), Basquete (6ºao 9º), Futsal Feminino (6ºao 3º médio), Futsal Masculino (6º ao 3º médio).

Para os alunos do Berçário ao Infantil 5 da Sede Horto, as aulas acontecem na própria sede, dentro do período de aulas.
1º ano da Sede Horto – as aulas acontecem na própria sede, fora do horário de aula.
Para os alunos da Sede Iesi, as aulas acontecem na PH5, dentro do horário de aula para o Infantil e fora do horário para o 1º ano.
Para os alunos da DH e Santa Inês as aulas de Natação são oferecidas fora da grade horária e na Academia PH5 – parceira do Colégio.

No início do ano, enviamos as orientações e um formulário para que os pais escolham os cursos para o aluno participar. No decorrer do ano, as inscrições também poderão ser realizadas, mediante a disponibilidade de vagas, por meio de solicitação dos responsáveis via Agenda Digital ou qualquer outro meio de contato com o Colégio.

Possuímos um clube de descontos.
Alunos e seus familiares têm à disposição uma ampla gama de serviços e produtos, oferecidos pelos nossos parceiros, que oferecem descontos e promoções.  Veja em nosso site: https://grupodombosco.com.br/clube-de-descontos/

Sim, contamos com o Departamento de Marketing que viabiliza o contato para divulgação de filmes, pesquisas junto aos alunos para lançamento de produtos e outros.

Entre em contato com o Departamento de Marketing.

O Colégio divulga pela Agenda Digital o cardápio de produtos da cantina e possibilita as compras por meio de cartão individual (os responsáveis podem carregá-lo com créditos e com isso, podem controlar as compras por meio de site específico).
Divulgaremos o cardápio digital e a compra será efetuada pelo celular e na hora de retirar é só apresentar o QR Code que é gerado no final da compra. Teremos na cantina um notebook no qual constará todos os pedidos e o nome dos alunos, para aqueles que não tiverem celulares.

Para atender às preferências individuais das crianças em fase de aprendizagem alimentar a estratégia mais interessante é que o lanche venha de casa, assim, os pais poderão acompanhar a alimentação de seus filhos. Com exceção da Sede Iesi, as demais sedes possuem a cantina que conta com diversos alimentos saudáveis e que poderão ser adquiridos com o supervisionamento dos pais. Na Sede Horto, temos também a opção do Kit lanche, que conta com um cardápio balanceado. Nossa Nutricionista é responsável pela elaboração do cardápio, compra dos alimentos e acompanhamento da preparação do kit lanche. A contratação é mensal.

O Colégio disponibiliza o aplicativo da GDS, onde é possível carregar créditos na carteirinha escolar para compras na cantina. Os responsáveis podem carregar os créditos no caixa da cantina ou pelo site da GDS, que envia boleto para pagamento que em três dias é disponibilizado no cartão do aluno.

Priorizamos a interação da Professora com os alunos a todo momento, portanto, para não termos nenhum prejuízo nessa interação, a Professora enviará somente as informações relevantes sobre a rotina da criança, como alimentação, trocas, estados febris e outras situações que necessitem de continuidade de observação e acompanhamento dos familiares. Diariamente, os familiares dos alunos do Berçário, Educação Infantil e 1º ano, recebem, pelo Mural de Atividades da Agenda Digital, um resumo e algumas fotos das atividades desenvolvidas pela turma durante o dia, assim, podem acompanhar bem mais de perto, o desenvolvimento de nossos alunos.

Durante o tempo em que ficam no Colégio os alunos são acompanhados por profissionais responsáveis pelo Integral que:
Orientam nas lições de casa e trabalhos escolares;
Supervisionam o estudo para avaliações;
Orientam nos horários de lazer e alimentação;
Desenvolvem projetos com os alunos.
Participam de atividades recreativas, artísticas e esportivas.

 

Nosso período integral tem planejamento supervisionado pela Coordenação com uma rotina de atividades dirigidas, alimentação, projetos especiais, acompanhamento de tarefas e estudo além de outros projetos que promovem um desenvolvimento lúdico, pautado no desenvolvimento biopsicossocial.

O aluno que contrata acima de 4 horas adicionais tem direito ao Curso de Férias dentro do horário utilizado nos dias de aula normais nos meses de julho e janeiro.

O Curso de Férias é exclusivo para os alunos do Integral, mas após o período de inscrições, as vagas remanescentes são disponibilizadas pela Coordenação aos alunos que solicitaram a participação devido à necessidade dos familiares.

Pelo aplicativo da Agenda Digital os responsáveis cadastram os dados (documentação e fotos) das pessoas responsáveis por buscar os alunos, de forma permanente ou temporária. Assim como podem autorizar a saída dos alunos maiores sem acompanhantes.

O sistema de avaliação é bimestral e para compor a média, os alunos contam com avaliações contínuas, mensais e bimestrais, incluindo simulados para algumas turmas específicas. Nossa média é 6,0, caso o aluno não atinja a média necessária no bimestre, trabalhamos com a Recuperação Paralela tendo sempre como foco, o aprendizado.

O Colégio não faz reclassificação de alunos.

Aceitamos bebês a partir de 4 meses de idade.

O Berçário é separado por Cantinhos e em cada um, existe uma proposta pedagógica a ser desenvolvida para estimular os nossos bebês. A cada 30 minutos os bebês mudam de ambiente e de atividade e os familiares recebem a Rotina para acompanhar o trabalho desenvolvido no Berçário.

O almoço, o jantar, os lanchinhos da manhã e da tarde são oferecidos pelo Colégio (mediante contratação) e o cardápio é elaborado por uma Nutricionista.
Contamos também com uma Lactarista, que prepara as mamadeiras, frutinhas e papinhas com muito carinho e higiene. As mamadeiras são esterilizadas diariamente e cada criança utiliza seu próprio leite, fórmula, mamadeiras e copinhos, organizados em caixas individuais.

Nossas instalações contam com total segurança.
Só é permitido acesso à recepção, familiares de nossos bebês, que também não são autorizados a entrar nas salas. Além disso, o Colégio Dom Bosco conta com monitoramento interno por câmeras, durante todo o período em que os alunos estão no Colégio, além de contar com porteiros que cuidam da área escolar.

Sim, por meio do monitoramento on-line, os pais têm acesso às câmeras em horários e ambientes restritos, mediante login e senha individuais.

Durante este período as atividades dos Cursos Extras Gratuitos ficam suspensas. Cursos Extras pagos são realizados em dias e horários adaptados.

O Grupo Dom Bosco oferece a opção de período Integral em todas as suas unidades, desde o Berçário até o 8º ano do Ensino Fundamental, de acordo com a necessidade de horários das famílias.

Os pais poderão contratar duas ou apenas 1 das refeições principais (almoço e/ou jantar). As Auxiliares e/ou Inspetores acompanham os alunos nesse momento. Educação Infantil e 1º ano, os pais recebem, diariamente, uma planilha sobre a alimentação dos alunos. Já para os alunos do 2º ao 5º anos, o feedback é semanal. Nosso cardápio é montado pela Nutricionista e os pais têm acesso a ele por meio da Agenda Digital. Toda e qualquer restrição alimentar, precisa ser comunicada para que possamos fazer as devidas orientações / adaptações. Caso o aluno participe do momento do lanche no Integral, ele deverá trazer o lanche de casa ou adquirir na cantina (com exceção da Sede Iesi). A Sede Horto conta com a venda de Kit lanche.

No Berçário, temos a sopa com cereais e leguminosa ou sem cereais e leguminosa para os bebês que não comem comida sólida. Para os alunos do Berçário que já comem a comida sólida, Educação Infantil e 1º ano, o cardápio é composto por duas saladas, arroz branco, arroz integral, uma leguminosa (variando entre feijão-carioca, feijão-preto e lentilha), uma proteína, uma guarnição (normalmente verdura ou legume) e uma fruta de sobremesa.
Para os alunos a partir do 2º ano, temos duas proteínas no almoço e uma no jantar. Já na Sede Iesi, por contarmos com menos alunos nos momentos das refeições, o cardápio é composto por uma salada, uma proteína e uma guarnição e não oferecemos arroz integral.

Sim, além das orientações do dia a dia, nossa Nutricionista desenvolve atividades lúdicas e de orientação alimentar para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Nossa Nutricionista atende também os familiares de forma individualizada, orientando-os com relação à alimentação de nossos alunos.

Os alunos do Ensino Fundamental contam com 30 horas semanais, já os alunos do Ensino Médio, possui uma carga mínima de 40 horas semanais, mas depende de cada Itinerário e/ou Curso que o aluno faz a opção.

O currículo do Ensino Médio está organizado com os conteúdo da Base Nacional e com os Itinerários Formativos, ambos são obrigatórios. Oferecemos várias opções de Disciplinas Eletivas e/ou Curso Técnico de Informática para Internet e o Curso de Administração.

Os Itinerários são um conjunto de disciplinas eletivas, que fazem parte do Currículo do Ensino Médio, uma formação à parte que o estudante escolherá a partir de suas preferências e intenções de carreiras, mas que são obrigatórios. Eles podem ser Formativos ou Técnicos.

Sempre que necessário, as Professoras e Coordenação orientam os pais e encaminham os alunos para avaliação com profissionais multidisciplinares a fim de colaborar com o acompanhamento e desenvolvimento dos alunos. Contamos com alguns profissionais parceiros que já atendem nossos alunos.

Nas séries iniciais a Coordenação Pedagógica atua também como Orientação Educacional e tem por princípio atuar na formação dos estudantes, trabalhando com valores e princípios humanos, realizando acompanhamento educacional e orientação de estudos. Já no Fundamental Anos Finais, diariamente, as portas das salas da Orientação estão abertas aos nossos alunos, mas pontualmente, toda semana a Orientadora Educacional ministra uma aula para cada turma da escola, dessa maneira acaba tendo uma relação de maior proximidade com os alunos, conhecendo-os dentro e fora da sala de aula. O planejamento das aulas de orientação preveem desenvolver as competências socioemocionais, as habilidades de trabalhar em grupo, argumentar, analisar situações-problemas e buscar por soluções. A orientação para o estudo, rotina, ritmo e disciplina, estudar para ir mais longe, também fazem parte desse repertório.

Sim, realizamos o trabalho de Orientação Profissional, conduzido pela Orientadora Educacional, com atendimentos em grupos e individualizados focando as escolhas e carreiras.

Sim, o Colégio promove algumas reuniões ao longo do ano. Temos a reunião de apresentação antes do início das aulas para que as famílias conheçam os Professores e toda a proposta do Colégio para o ano. Depois, temos as Reuniões de Pais ou Plantões ao término de cada bimestre. Fora isso, sempre que necessário, os familiares são convocados para conversarem sobre o desempenho dos alunos e o Colégio também está à disposição para atender e esclarecer todas as dúvidas que surgirem ao longo do ano letivo.

O Colégio realiza durante o ano Festa das Mães e dos Pais para o Infantil e Festa da Família para o Ensino Fundamental (anos iniciais). Possuímos também nossa tradicional Festa Junina. Durante o ano ocorrem atividades diversificadas envolvendo os Cursos Extras (Troca de Faixa de Judô / Troca de Corda Capoeira / Festival de Dança / Festival de Natação / Mostra de Teatro / Sarau de Violão / Torneios Internos e Externos de Futebol, Vôlei e Hand / Festivais Internos e Externos de GR ) e demais segmentos Colação de Grau e Baile de Formatura, Saídas Culturais etc.
Essas atividades têm como objetivo integrar toda a comunidade escolar enriquecendo ainda mais o aprendizado de nossos alunos.

Sim, existe desconto de 12% sobre o valor do vencimento do dia 10.

Dentro da Grade de Cursos Extras, na área de Esportes oferecemos: Natação, Judô, Treinamento Desportivo – Futsal Masculino e Feminino, Vôlei, Hand, GR,Teatro, Ballet, Street Dance, Violão, Coral e Percussão, Prática de Banda, Pintura em Tela e Basquete.

Os alunos dos Times do Colégio (Futsal / Hand e Vôlei) participam de competições internas e externas. Para os demais Cursos, além das atividades internas, é possível a atuação externa desde que haja compatibilidade de agendas e propostas.

Realizamos o Dia do Bem, atendendo a comunidade em diversos aspectos. Em seu cotidiano, os alunos desenvolvem projetos, como o Mobiliza, Campanhas solidárias, Trote solidário, Educar para doar, sempre em parceria com diferentes instituições.

A nossa rotina foi alterada radicalmente, mas mantivemos um cotidiano saudável e produtivo, dando seguimento ao ritmo de estudo.
Durante o período de distanciamento social, as Aulas Remotas acontecem durante todo o horário de estudo dos alunos. Nesses momentos, os Professores, ao vivo, por meio do Google Meet, apresentam os conteúdos, orientam para a execução, acompanham a realização das atividades, esclarecem dúvidas, ou seja, estão de forma dinâmica, contribuindo sempre para o processo de ensino e aprendizagem. Além do atendimento aos alunos, nossos Professores e equipe estão disponíveis, por meio do Hangouts, para atender aos familiares sempre que necessário.

Alguns Cursos Extras estão acontecendo de forma remota. Já alguns, por necessitar do trabalho presencial, como Natação e Judô, estão suspensos no momento.

O Colégio Dom Bosco iniciou as Aulas Remotas desde o início da Pandemia. Os conteúdos seguem conforme o nosso planejamento para 2020. Para os alunos que chegarem agora, já temos organizados os plantões de dúvidas e em julho faremos atendimentos específicos para aqueles que precisarem, com aulas de reforço, sem custo adicional. Teremos também momentos de integração durante a Programação de Férias.

Além dos descontos oferecidos, criamos um canal no Telegram no qual os pais podem divulgar seus serviços, negócios e produtos para toda a comunidade Dom Bosco.