Acontece

Home office: Dicas para manter a produtividade

Em tempos de pandemia, a rotina e o ambiente de trabalho mudaram completamente. Com a quarentena imposta para conter a disseminação e o contágio do novo coronavírus, o trabalho home office foi motivado por uma situação emergencial. Trocar o escritório pelo trabalho em casa não é tão simples. Manter o novo ambiente de trabalho adequado e arrumado, além de dobrar o cuidado com a postura são alguns pontos a serem considerados.

Para adaptar-se à nota rotina e potencializar o trabalho em casa, confira algumas dicas simples que podem ajudar nessa nova realidade.


Crie uma rotina

Acordar e iniciar o expediente nos mesmos horários do trabalho ajuda o cérebro a “entender” o trabalho em casa. Acorde no mesmo horário, vista a roupa do trabalho e evite ficar de pijama.


Escolha um único espaço da casa para trabalhar

Como consolidar um hábito exige repetição, mudar o ponto de trabalho diariamente atrapalha. Mantenha a mesa organizada (e de preferência vazia) e mantenha à vista somente o material que for usar no dia a dia.

Faça uma tarefa de cada vez

A capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo é um mito. O cérebro apenas alterna o foco de uma coisa para outra, em um processo causa sobrecarga cognitiva.


Estabeleça prioridades

Comece pela tarefa mais importante, assim você já entra no ritmo.

Cumpra o horário do almoço

Cuide da alimentação e cumpra o seu horário de almoço.

Faça alongamentos em pequenos intervalos

Estique pernas, braços e costas como se estive espreguiçando.
Alongue-se ao menos 3 vezes durante a semana.

Não se isole em casa

Se mostre disponível aos colegas e peça ajuda quando necessário, mesmo a distância.