Educação Infantil

Educação Infantil

O Grupo Dom Bosco acredita nas potencialidades de seus alunos desde muito pequenos!

Desde 1995, oferecemos Educação Infantil diferenciada, incentivando os alunos na busca de informações que sejam transformadas em conhecimento e com uma visão inovadora da vida.

É brincando que se aprende

Os conteúdos de trabalho na Educação Infantil propiciam o contato com as múltiplas linguagens de forma significativa, onde o brincar é a principal forma de aprendizagem, pois por meio dele, a criança adquire conhecimento em relação ao mundo, desenvolvendo a autonomia e a construção de sua própria identidade, além de aguçar a criatividade, a curiosidade, o gosto pelas descobertas, o senso crítico e os valores éticos e culturais.

A nossa proposta é rica em atividades lúdicas e interativas, onde os jogos e brincadeiras estimulam a criança a pensar, compartilhar e respeitar valores indispensáveis à sua formação.

Nosso trabalho é norteado pela BNCC tendo em vista os eixos estruturantes: Interações e Brincadeiras. 

A criança é um ser social e ativo no processo de conhecimento, por isso, nossas práticas pedagógicas têm caráter lúdico, são críticas e desafiadoras garantindo os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil:

  • Conviver – com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • Brincar – cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, ampliando, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade.
  • Participar – ativamente, na escolha das brincadeiras, jogos, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens 
  • Explorar – movimentos, gestos, sons, formas, cores, palavras, emoções, relacionamentos, histórias, elementos da natureza, na escola e fora dela.
  • Expressar – como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer-se – construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.

Considerando os eixos estruturantes e os direitos de aprendizagens, a BNCC elenca as habilidades que devem ser desenvolvidas por faixa etária e organizada em campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós – Construção da identidade e da subjetividade, construção de relações permeadas por interações positivas, vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas.
  • Corpo, gestos e movimentos – Diferentes linguagens, ênfase nas experiências que estimulam a exploração do espaço com o corpo e diferentes formas de movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas – Diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas. Ampliação do repertório musical.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação – Desenvolvimento da linguagem oral por meio da leitura de histórias e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – Noções espaciais e em relação ao tempo, percepção de que os números são recursos para representar quantidades. 

Infraestrutura

Em nossa infraestrutura priorizamos a liberdade do espaço individual em conjunto com a importância do coletivo. Oferecemos cineminha, parque de areia e parques com brinquedos que favorecem a interação das crianças, estimulando a criatividade e o desenvolvimento motor. Todos os ambientes são especialmente adaptados para cada faixa etária, garantindo segurança e higiene em todas as atividades.

Tecnologia

Nossos alunos também contam com toda a facilidade da tecnologia, como ferramentas auxiliares de aprendizado, por meio de aulas de Conteúdo Educacional, uso de Óculos de RV e Chromebooks.

Todos os alunos possuem e-mails e acesso ao recurso do Google Sala de Aula, onde as atividades são postadas para o acompanhamento das famílias.

Um dos nossos canais de comunicação com os pais ocorre por meio da Agenda Digital, recurso onde as famílias podem escrever aos profissionais do Colégio, bem como recebem as informações diária.

Diariamente, as professoras enviam pelo campo “Mural de Atividades”, um resumo do que foi realizado no dia juntamente com um registro fotográfico para o acompanhamento da família.

Alimentação saudável

Temos uma Nutricionista que faz parte de nosso quadro de colaboradores, acompanhando não apenas a compra, o preparo e o consumo de alimentos, mas também desenvolvendo atividades diferenciadas com alunos e oferecendo atendimento individualizado aos pais.

Monitoramento

O Colégio Dom Bosco conta com uma central de monitoramento durante todo o período, permitindo o acompanhamento da rotina diária dos nossos alunos, trazendo maior segurança ao desempenho das atividades.

Projetos

O trabalho pedagógico harmoniza o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões e destaca a valorização do meio e do outro, para que tenhamos um mundo melhor, trabalhando valores como solidariedade, respeito, amizade e responsabilidade.

Dom Bosco Bilingual Program

A partir do Infantil, nossos alunos podem participar do Programa Bilíngue, em horário diferenciado. Embora existam aulas de Inglês na grade curricular, o programa proporciona uma imersão na Língua Inglesa, com duas horas diárias de atividades, ministradas por profissionais altamente gabaritados. Participando do programa já a partir da Educação Infantil, as crianças têm total possibilidade de alfabetização bilíngue. Saiba mais sobre nosso Programa Bilíngue aqui.

A Educação Infantil do Grupo Dom Bosco contempla as seguintes faixas etárias:

Infantil 1  2 anos de 31/03 a 30/06
Infantil 2 2 anos até 31/03
Infantil 3 3 anos até 31/03
Infantil 4 4 anos até 31/03
Infantil 5 5 anos até 31/03

O colégio oferece dentro da grade horária e gratuitamente:

Educação Física e Música A partir do Infantil 2
Inglês, Judô e Ballet A partir do Infantil 3

Material Didático SAS

Coleção Vivenciando e Aprendendo do Sistema Ari de Sá destina-se aos quatro níveis da Educação Infantil e contempla atividades adequadas para crianças de 2 a 5 anos. Elaboradas a partir de um projeto pedagógico no qual a aprendizagem infantil se dá por meio das experiências resultantes dos processos de interação direta da criança com o meio que a circunda, as atividades propostas aguçam a curiosidade e estimulam o uso da imaginação e da criatividade, valorizando, assim, todas as formas de manifestação das vivências infantis.

Horário de funcionamento

Período Horário
Manhã 7h45 às 12h
Tarde 13h30 às 17h45
Integral 7h às 19h

Conheça o Colégio Dom Bosco

O Grupo Dom Bosco conta com quatro sedes, todas no bairro do Mandaqui, zona norte de São Paulo, a poucos metros de distância uma da outra. As sedes recebem os alunos conforme suas faixas etárias – Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.