Colégio Dom Bosco

Educação

infantil

O Grupo Dom Bosco acredita nas potencialidades de seus alunos desde muito pequenos!

Desde 1995, oferecemos Educação Infantil diferenciada, incentivando os alunos na busca de informações que sejam transformadas em conhecimento e com uma visão inovadora da vida.

Faixas Etárias

Educação Infantil

Infantil 1

2 anos de 31/03 a 30/06

Infantil 2

2 anos até 31/03

Infantil 3

3 anos até 31/03

Infantil 4

4 anos até 31/03

Infantil 5

5 anos até 31/03

Horário de Aulas:

Infantil (1 ao 4)

Período

Horário

Manhã

7h45 às 12h

Tarde

13h30 às 17h45

Integral

7h às 19h

Infantil 5

Período

Horário

Manhã

7h30 às 12h

Tarde

13h30 às 18h

Integral

7h às 19h

conheça o espaço do Infantil

É Brincando que se Aprende

Os conteúdos de trabalho na Educação Infantil propiciam o contato com as múltiplas linguagens de forma significativa, onde o brincar é a principal forma de aprendizagem, pois por meio dele, a criança adquire conhecimento em relação ao mundo, desenvolvendo a autonomia e a construção de sua própria identidade, além de aguçar a criatividade, a curiosidade, o gosto pelas descobertas, o senso crítico e os valores éticos e culturais.

A nossa proposta é rica em atividades lúdicas e interativas, onde os jogos e brincadeiras estimulam a criança a pensar, compartilhar e respeitar valores indispensáveis à sua formação.

Nosso trabalho é norteado pela BNCC tendo em vista os eixos estruturantes: Interações e Brincadeiras. 

A criança é um ser social e ativo no processo de conhecimento, por isso, nossas práticas pedagógicas têm caráter lúdico, são críticas e desafiadoras garantindo os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil:

  • Conviver – com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens.
  • Brincar – cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, ampliando, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade.
  • Participar – ativamente, na escolha das brincadeiras, jogos, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens 
  • Explorar – movimentos, gestos, sons, formas, cores, palavras, emoções, relacionamentos, histórias, elementos da natureza, na escola e fora dela.
  • Expressar – como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer-se – construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.

Considerando os eixos estruturantes e os direitos de aprendizagens, a BNCC elenca as habilidades que devem ser desenvolvidas por faixa etária e organizada em campos de experiências:

  • O eu, o outro e o nós – Construção da identidade e da subjetividade, construção de relações permeadas por interações positivas, vínculos profundos e estáveis com os professores e os colegas.
  • Corpo, gestos e movimentos – Diferentes linguagens, ênfase nas experiências que estimulam a exploração do espaço com o corpo e diferentes formas de movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas – Diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas. Ampliação do repertório musical.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação – Desenvolvimento da linguagem oral por meio da leitura de histórias e, ainda, à linguagem escrita, convidando a criança a conhecer os detalhes do texto e das imagens e a ter contato com os personagens.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – Noções espaciais e em relação ao tempo, percepção de que os números são recursos para representar quantidades. 

Projetos

O trabalho pedagógico harmoniza o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões e destaca a valorização do meio e do outro, para que tenhamos um mundo melhor, trabalhando valores como solidariedade, respeito, amizade e responsabilidade.

Alimentação Saudável

Temos uma Nutricionista que faz parte de nosso quadro de colaboradores, acompanhando não apenas a compra, o preparo e o consumo de alimentos, mas também desenvolvendo atividades diferenciadas com alunos e oferecendo atendimento individualizado aos pais.

Infraestrutura

Em nossa infraestrutura priorizamos a liberdade do espaço individual em conjunto com a importância do coletivo. Oferecemos cineminha, parque de areia e parques com brinquedos que favorecem a interação das crianças, estimulando a criatividade e o desenvolvimento motor. Todos os ambientes são especialmente adaptados para cada faixa etária, garantindo segurança e higiene em todas as atividades.

Monitoramento

O Colégio Dom Bosco conta com uma central de monitoramento durante todo o período, permitindo o acompanhamento da rotina diária dos nossos alunos, trazendo maior segurança ao desempenho das atividades.

Tecnologia

Nossos alunos também contam com toda a facilidade da tecnologia como ferramenta auxiliar de aprendizado. Por meio do uso de Óculos de RV, chromebooks e plataformas digitais. As plataformas digitais exploram conteúdos e atividades para todos os segmentos educacionais. Com os menores, as propostas visam desenvolver habilidades motoras e conceitos, e conforme a idade vai aumentando, os recursos apoiam um pouco mais a autonomia do estudante. Quando chegamos ao Ensino Médio, encontramos as mais diferentes formas de colaboração e suporte para os alunos, dentre eles as plataformas de estudos para os vestibulares e Enem, controle do tempo de uso das redes, aplicativo para planejamento, entre outros.
Um dos nossos canais de comunicação com os pais ocorre por meio da Agenda Digital, recurso onde as famílias podem escrever aos profissionais do Colégio e acompanharem o desenvolvimento pedagógico dos alunos, fortalecendo a parceria família e escola.

Material Didático SAS

A Coleção Explorar e Descobrir é constituída por vivências que proporcionam às crianças momentos diversificados de interação e brincadeira. Além de contribuírem com o desenvolvimento infantil, essas experiências favorecem a aprendizagem, considerando sempre o modo de ser, de aprender e o contexto no qual as crianças estão inseridas.

Organizada em sequências de atividades com temáticas diversas e que fazem parte do universo infantil, a Coleção contempla os cinco campos de experiências da BNCC e seus respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, garante o trabalho com as múltiplas linguagens e proporciona a criação de contextos lúdicos e ricos em aprendizagens.

 

Dom Bosco Bilingual Program

A partir do Infantil, nossos alunos podem participar do Programa Bilíngue, em horário diferenciado. Embora existam aulas de Inglês na grade curricular, o programa proporciona uma imersão na Língua Inglesa, com duas horas diárias de atividades, ministradas por profissionais altamente gabaritados. Participando do programa já a partir da Educação Infantil, as crianças têm total possibilidade de alfabetização bilíngue. Saiba mais sobre nosso Programa Bilíngue aqui.

 

Alimentação na Educação Infantil

A alimentação é parte integrante e fundamental da formação das crianças. É um momento tão importante quanto o do sono ou do brincar. Por isso, no Colégio Dom Bosco, contamos com um cardápio elaborado pela Gestora de Nutrição – Nutricionista para que haja uma cultura alimentar saudável e que propicie os nutrientes adequados de acordo com a faixa etária dos alunos, somado a um trabalho de consciência e cultura alimentar equilibrada e saudável. Dessa forma, nosso cardápio e atividades pedagógicas que envolvam a alimentação trabalhamos privilegiando o consumo de frutas, legumes e verduras, cereais e proteínas de boa qualidade. Nossas refeições são produzidas diariamente nas cozinhas das sedes do grupo Dom Bosco por manipuladores de alimentos que recebem constantes treinamentos. A alimentação na Educação Infantil é marcada pela formação dos hábitos alimentares. Dessa forma, o cardápio oferecido no almoço e jantar é bem variado. Contamos com: salada mista, arroz branco e integral, feijão-carioca ou feijão-preto, proteínas variadas (carne bovina, suína, frango, peixe e ovo) além da guarnição e a fruta servida do dia. A nossa equipe está preparada para atender a todos os alunos, inclusive, os que apresentam dificuldades e alergias alimentares. Na Educação Infantil, oferecemos um cardápio de kit lanche para facilitar a rotina das famílias. O cardápio é balanceado, oferecendo muitos alimentos frescos, in natura e pães artesanais.