Acontece

“O que é Pai?”

“O QUE É PAI?”
(por Danielle Andrade)

 

Têm fases da vida que a gente se questiona muito. Eu mesma sou uma pessoa muito otimista, mas ultimamente tenho me perguntado bastante:
Por que isso, por que aquilo? Por que a gente se isola quando pode ficar perto e quer ficar perto quando precisa ficar em isolamento? Sabe, esse tipo de coisa?

Esses dias, minha vizinha, a Sirlene, me contou que ouviu o filho conversando com um amigo no computador, O mundo está um reboliço!

Que é isso meu filho? Ela perguntou, E eu é que sei? Nem sei o que é reboliço! Mas deve ter a ver com rebolar. Rebola isso!. Aiai! Esse menino deve estar passando muito tempo no Tik Tok!

O filho dela é novo, sabe? Está naquela fase que pergunta tudo. Mãe, o que é Covid? Mãe, por que minhoca não tem patas? Mãe, o que é rebimboca da parafuseta?

A Sirlene sofre, viu! Nem sempre ela tem resposta na ponta da língua, mas às vezes quando ela não sabe, vem me pedir conselho. Eu ensinei pra ela uma tática: Devolve a pergunta, oras!

Mas esses dias, depois de uma aula on-line, ela contou que ele veio com uma pergunta complicada. Mãe, o que é pai?

E o que você falou? Eu perguntei. Ela me contou toda a história:

Mãe, a professora disse “no dia 9 de agosto vai ter uma festa on-line, traga seu pai.”

Ela tentou escapar daquela pergunta cabeluda e resolveu usar a minha tática. O que você acha que é pai meu filho?

Bom, o Pedro disse que o dele é muito forte. A Marina disse que o dela é muito alto. E o Giuseppe disse que o dele adora brincar de bola. Então, só pode ser um bicho de estimação! Mãe, posso ter um pai?

Imagina só como a Sirlene ficou desconcertada! Como ela ia explicar pro filho o que era um pai, se ele não tinha um? Eu nem sei o que faria no lugar dela. Mas ela me contou que disse assim:

Bom, meu filho, dizem que pai é aquele que protege e brinca com a gente.

Ah! então pai é um cachorro!
Não! Pai é aquele que te dá um abraço apertado quando te vê.
Ah! Então pai é o tio Geraldo!
Não! Pai é o que cuida quando a mãe não está.
Ah! Então pai é a vó Dirce.
Não, meu filho… Pai é aquele que te dá presente e colo!
Mãe, este é o Papai Noel!
Não, não, pai trabalha muito!
Então, só pode ser a dinda.
Pai é quem se preocupa com o filho.
Mãe, você é meu pai?

Não adiantou. Quanto mais ela explicava, mais ela se enrolava e mais confuso o menino ficava. Até que ela desistiu e disse… Olha filho, eu não sei te explicar o que é pai, não… e acho melhor não ir na festa da escola, porque você não vai ter pai para levar.

Olha… vou contar que me deu um aperto no peito ouvir isso, mas a Sirlene falou uma coisa que me surpreendeu. O menino dela olhou pra ela com aquele olhos grandes castanhos e uma expressão bem pensativa. Aí, como se, de repente, ele tivesse entendido tudo, respondeu: Mãe, eu entendi o que é pai.

Você entendeu?

Entendi tudo. Pai é uma pessoa que me ama muito, que cuida de mim e me protege. Que brinca comigo, me abraça e me dá carinho.

Minha vizinha ficou boba, você acredita? E o menino ainda continuou.

E sabe o que mais eu entendi? Que pai é uma coisa tão grande que, às vezes, nem cabe em uma pessoa só.

É… às vezes passa tanta coisa na nossa cabeça, sabe… a gente nem sabe porque a vida é assim. A gente fica muito pensativo e surgem muitas perguntas.

Mas sabe de uma coisa? O filho da Sirlene entendeu tudo mesmo. A coisa mais importante na vida é o amor de quem a gente ama, e de quem ama a gente.

Feliz Dia dos Pais e da família. Seja ela como for!

Quer saber mais informações do Colégio Dom Bosco?

Tags